Atividade 4.2 Trabalho na sala de informática com os 1º ano 1- Como os alunos se envolveram? A aula de informática é muito apreciada pelos alunos, a maioria deles não tem contato com computador. E por isso ficam completamente envolvidos no que é proposto. 2- Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade? Converso sobre o que será realizado e faço combinados para garantir o bom andamento daquilo que pretendo realizar em cada aula. 3- A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos? As atividades propostas vão sendo apresentadas e as dificuldades são superadas aos poucos. Preciso estar sempre muito atenta para intervir e auxiliá-los. Como trabalham em duplas procuro colocá-los com os colegas que possam fazer trocas de saberes, e um auxilia o outro. 4- O que conseguiram fazer e perceber? Eles exploram habilidades necessárias ao uso da informática , coordenação motora e a capacidade criativa utilizando as possibilidades do paint “Riscando no Paint e descobrindo imagens” . Vão descobrindo sem medo as possibilidades do paint. E são capazes de explorar cada vez mais os jogos propostos. 5- Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes? Alguns precisam ser mais assistidos pois não conseguem dar prosseguimento a atividade. Mas a grande maioria supera minhas expectativas. 6- Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estivessem previstas? Como não tem medo de manipular o computador, algumas vezes saem fora do programa, mas também descobrem sozinhos muitas possibilidades pela ousadia e curiosidade. 7- De que forma se relacionaram os componentes das duplas? É compreensível que para eles dividir o computador com o colega , não é tarefa fácil. Ficam impacientes e preciso intervir. 8- As duplas colaboraram umas com as outras? As trocas acontecem bem tranquilamente. 9- Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção? Todos participam com muito empenho, ninguém se nega a trabalhar. 10- Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos? Muitas aprendizagens fogem ao controle do professor. Os alunos não pedem licença para aprender. 11- Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos? A atividade sugere uma liberdade maior e vou acompanhando e intervindo quando necessário. 12- Os equipamentos funcionaram a contento? Os equipamentos são insuficientes e nem sempre funcionam. Mas nem por isso desistimos. 13- Os programas funcionam a contento? Nem sempre. Muitas vezes um trabalho fica sem ser finalizado. |
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Atividade 4.2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário