segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Atividade 4.2

Atividade 4.2

Trabalho na sala de informática com os 1º ano
1- Como os alunos se envolveram?
A aula de informática é muito apreciada pelos alunos, a maioria deles não tem contato com computador. E por isso ficam completamente envolvidos no que é proposto.

2- Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
Converso sobre o que será realizado e faço combinados para garantir o bom andamento daquilo que pretendo realizar em cada aula.

3- A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
As atividades propostas vão sendo apresentadas e as dificuldades são superadas aos poucos. Preciso estar sempre muito atenta para intervir e auxiliá-los. Como trabalham em duplas procuro colocá-los com os colegas que possam fazer trocas de saberes, e um auxilia o outro.

4- O que conseguiram fazer e perceber?
Eles exploram habilidades necessárias ao uso da informática , coordenação motora e a capacidade criativa utilizando as possibilidades do paint “Riscando no Paint e descobrindo imagens” . Vão descobrindo sem medo as possibilidades do paint. E são capazes de explorar cada vez mais os jogos propostos.

5- Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
Alguns precisam ser mais assistidos pois não conseguem dar prosseguimento a atividade.
Mas a grande maioria supera minhas expectativas.

6- Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estivessem previstas?
Como não tem medo de manipular o computador, algumas vezes saem fora do programa, mas também descobrem sozinhos muitas possibilidades pela ousadia e curiosidade.

7- De que forma se relacionaram os componentes das duplas?
É compreensível que para eles dividir o computador com o colega , não é tarefa fácil. Ficam impacientes e preciso intervir.

8- As duplas colaboraram umas com as outras?
As trocas acontecem bem tranquilamente.

9- Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção?
Todos participam com muito empenho, ninguém se nega a trabalhar.

10- Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
Muitas aprendizagens fogem ao controle do professor. Os alunos não pedem licença para aprender.

11- Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
A atividade sugere uma liberdade maior e vou acompanhando e intervindo quando necessário.

12- Os equipamentos funcionaram a contento?
Os equipamentos são insuficientes e nem sempre funcionam.
Mas nem por isso desistimos.

13- Os programas funcionam a contento?
Nem sempre. Muitas vezes um trabalho fica sem ser finalizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário