A sala de aula é um espaço privilegiado de aprendizagem pela riqueza de trocas possíveis entre os que ali convivem , enquanto sujeito de suas aprendizagens.
Nem sempre damo-nos conta de todas as aprendizagens que circulam na nossa sala. Parece-me imprescindível trabalharmos em nós professores a escuta sensível de tudo o que acontece para que possamos conhecer nossos alunos.
Ao falar de escuta, Freire (1996) comenta que escutar é obviamente algo que vai mais além da possibilidade auditiva de cada um. Escutar significa a disponibilidade permanente por parte do sujeito que escuta para a abertura à fala do outro, ao gesto do outro, às diferenças do outro. Isto não quer dizer, evidentemente, que escutar exija de quem realmente escuta sua redução ao outro que fala. Isto não será escuta, mas auto-anulação. A verdadeira escuta não diminui em nada, a capacidade de exercer o direito de discordar, de opor-se, de posicionar-se. Pelo contrário, é escutando bem que me preparo para melhor colocar-me, ou melhor, situar-me do ponto de vista das idéias.
Nesta busca incessante de encontrar caminhos para compreender os processos de aprendizagem pelos quais nossos alunos passam ao longo do ano, acredito que na sala de aula, muito podemos “ouvir” se estiver abertos ao desejo de conhecer o outro, e aproveitar essa “escuta” para reconstruirmos o nosso fazer pedagógico.
Enfim, a sala de aula é sem dúvida um espaço de revelar sentimentos, anseios preconceitos , incertezas por ambos envolvidos que desejam aprender sempre, e portanto tarefa desafiadora e sempre inacabada.
A sala de aula é o local de trocas, que deve ser valorizado por quem compartilha este momento, é o local do encontro, da busca pelo que o outro tem a oferecer de melhor de si mesmo.
ResponderExcluirParabéns pelo teu trabalho.
Abraços, Nuria.
Ouvir mais nossos alunos. A escuta ilumina o nosso planejamento e nos dá uma direção mais favorável para compreendermos o processo de aprendizagem de cada aluno.
ResponderExcluirNirvana