segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sala de Aula

                  A  sala  de  aula  é  um  espaço  privilegiado  de  aprendizagem  pela  riqueza  de  trocas  possíveis  entre   os   que  ali  convivem ,  enquanto  sujeito  de   suas   aprendizagens.
     Nem sempre  damo-nos  conta  de  todas  as  aprendizagens  que  circulam  na  nossa  sala. Parece-me      imprescindível  trabalharmos    em  nós professores   a  escuta  sensível  de  tudo  o  que  acontece para  que  possamos  conhecer   nossos  alunos.
 Ao falar de escuta, Freire (1996) comenta que escutar é obviamente algo que vai mais além da possibilidade auditiva de cada um. Escutar significa a disponibilidade permanente por parte do sujeito que escuta para a abertura à fala do outro, ao gesto do outro, às diferenças do outro. Isto não quer dizer, evidentemente, que escutar exija de quem realmente escuta sua redução ao outro que fala. Isto não será  escuta, mas auto-anulação. A verdadeira escuta não diminui em nada, a capacidade de exercer o direito de discordar, de opor-se, de posicionar-se. Pelo contrário, é escutando bem que me preparo para melhor colocar-me, ou melhor, situar-me do ponto de vista das idéias.
  Nesta busca incessante de encontrar caminhos  para  compreender  os  processos de  aprendizagem   pelos  quais   nossos alunos   passam  ao  longo  do  ano, acredito   que    na  sala  de  aula,  muito  podemos  “ouvir”   se  estiver abertos  ao  desejo  de  conhecer  o  outro, e aproveitar  essa  “escuta”    para      reconstruirmos   o  nosso  fazer  pedagógico.  
Enfim, a sala de  aula é sem  dúvida um   espaço de revelar  sentimentos, anseios  preconceitos ,  incertezas  por  ambos  envolvidos que desejam aprender  sempre,  e  portanto  tarefa  desafiadora   e sempre inacabada.

2 comentários:

  1. A sala de aula é o local de trocas, que deve ser valorizado por quem compartilha este momento, é o local do encontro, da busca pelo que o outro tem a oferecer de melhor de si mesmo.
    Parabéns pelo teu trabalho.
    Abraços, Nuria.

    ResponderExcluir
  2. Ouvir mais nossos alunos. A escuta ilumina o nosso planejamento e nos dá uma direção mais favorável para compreendermos o processo de aprendizagem de cada aluno.
    Nirvana

    ResponderExcluir